Veja como descartar lixo contaminado com Covid-19

Written by on 30 de março de 2021

A Autarquia Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) divulgou, nesta segunda-feira (29), orientações sobre o descarte de lixo potencialmente contaminado pelo novo coronavírus. A medida visa controlar os fatores de risco de transmissão da Covid-19, protegendo, principalmente, os agentes de limpeza, que continuam trabalhando normalmente e têm contato constante com os resíduos.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca que os materiais usados por pacientes isolados podem acabar contaminando outras pessoas, como familiares que dividam a mesma casa, agentes de limpeza ou catadores de materiais recicláveis. Tanto os lixos domiciliares, quanto os provenientes de empresas e estabelecimentos comerciais, devem ser descartados nas lixeiras de forma segura, conforme as seguintes instruções:

  • Utilize dois sacos para descartar materiais como luvas e máscaras;
  • Evite acumular grande quantidade de lixo em uma só embalagem;
  • Observe o horário da coleta e coloque o lixo a disposição cerca de uma hora antes para que os sacos não fiquem expostos por muito tempo;
  • Amarre uma fita vermelha no saco que contenha material contaminado;
  • O descarte deve ser feito por alguém que não esteja contaminado;
  • Agulhas e seringas devem ser entregues em Unidades de Saúde da Família (USF), Homecare ou nos Serviços de Atenção Domiciliar. Esse material deve ser desinfectado com álcool 70)

Fonte: Portal Correio 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist