Vacinação de 270 mil paraibanos nos próximos dias reduzirá gravidade da Covid

Written by on 16 de julho de 2021

Os secretários de Saúde da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande apresentaram nesta sexta-feira (16) o planejamento para aplicação em massa da primeira dose da vacina contra Covid-19. Foram distribuídas 269.990 doses da vacina Astrazeneca que estavam armazenadas para D2.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, explicou que a utilização das doses não causará qualquer prejuízo. Segundo ele, a imunização busca manter baixos os índices de internação hospitalar de pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Atualmente a Paraíba apresenta a segunda menor taxa de ocupação hospitalar do país.

A meta é aplicar o maior número de doses o mais rápido possível. Medeiros destacou que a aplicação da primeira dose já garante uma imunidade de 70%.

“Escolhemos o caminho de utilizar todas as vacinas da câmara fria da Secretaria estadual de Saúde como D1. Promovendo uma maior proteção à população, visto que os trabalhos mostram que se você recebe a primeira dose da AstraZeneca, após 14 dias você tem uma proteção de 70 a 76%”, explicou Medeiros, ressaltando que o resultado não minimiza a necessidade de aplicação da segunda dose do imunizante.

Por sua vez, o secretário de Saúde de Campina Grande, Felipe Reul, reforçou que a estratégia pioneira busca reduzir o número de pessoas que precisam de internação hospitalar. “Teremos um efeito super positivo. Não é por achismo, é baseado na ciência que a Paraíba, João Pessoa, Campina Grande e outros municípios estarão aplicando essa primeira dose”, pontuou Reul.

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, afirmou que no cenário atual ter a primeira dose da vacina aplicada em toda a população apresenta um resultado melhor do que a segunda dose em metade. “Importante dizer que a importância dessa vacina no mundo inteiro não é deixar ninguém se contaminar, é não complicar. É não ir para uma enfermaria, para uma UTI”, disse, ressaltando que a partir da nova estratégia João Pessoa alcançará 75% da população vacina com primeira dose.

A previsão da Secretaria de Saúde estadual é de que a Paraíba receba até o final deste mês novas 400 mil doses de vacinas. Em agosto, a previsão é de um repasse de 1,3 milhão de doses pelo Ministério da Saúde e outras 1,4 milhão em setembro.

“Até o final de setembro ou início de outubro teremos toda população com primeira dose e até final do ano com as duas doses quando teremos a imunidade coletiva para retornamos a vida normal”, disse Geraldo Medeiros.

 

Fonte: MaisPB


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist