Vacinação contra sarampo começa nesta sexta na Paraíba

Written by on 23 de agosto de 2019

A vacinação contra o sarampo começa, nesta sexta-feira (23/08/2019), na Paraíba. A “dose zero”, uma espécie de “dose extra” para crianças de 6 a 11 meses, é uma estratégia para conter a transmissão do vírus da doença, que já registrou mais de 1,6 mil casos em todo o país.

As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O secretário Geraldo Medeiros afirmou que, embora a Paraíba não tenha registrado casos confirmados da doença, a medida foi adotada devido à proximidade com Pernambuco – que já confirmou quatro casos e investiga uma morte.

A Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, faz parte do calendário permanente de vacinação e é disponibilizada em todas as unidades de saúde, para a população de 1 a 49 anos, conforme a SES. O secretário afirmou que o estado ainda não recebeu as doses extras encaminhadas pelo Ministério da Saúde, no entanto, ressaltou que os municípios estão abastecidos.

Segundo a coordenadora estadual de imunizações, Isiane Queiroga, a meta é que 70% das cidades paraibanas tenha cobertura vacinal de 95% em crianças de um ano, porém até esta quinta-feira (22/08/2019), esse percentual é de 51%. Ou seja, dos 223 municípios, 115 atingiram a meta.

Os municípios foram orientados pela Secretaria a intensificar a vacinação em pessoas de 12 meses até 49 anos, conforme a situação vacinal; vacinar todas as crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias com dose “ zero”; e realizar ação de bloqueio vacinal até 72 horas após a identificação de caso suspeito.

Fonte: G1 PB


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist