Saúde prepara profissionais para campanhas de vacinação contra sarampo e influenza na Paraíba

Written by on 30 de março de 2022

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), está realizando até quinta-feira (31) reuniões de alinhamento e capacitação com as coordenações e equipes de imunização dos municípios paraibanos para tratar dos assuntos técnicos referentes às Campanhas de Vacinação contra Sarampo e Influenza que acontecerão no período de 4 de abril a 3 de junho em todo estado.

Todas as Regiões de Saúde estão sendo contempladas, de acordo com o cronograma divulgado, que é composto por oito turmas. Nesta terça (29), participaram as 2ª, 3ª e 12ª Regiões; na quarta (30) será a vez da 1ª, 4ª, 6ª, 9ª, 10ª, 14ª, 15ª e 16ª Regiões e, na quinta (31), participarão a 5ª, 7ª, 8ª, 11ª e 13ª Regiões. As reuniões têm como objetivo o compartilhamento de orientações técnicas para as equipes de vacinação e o esclarecimento de dúvidas que venham garantir a segurança no manejo e aplicação dos imunizantes, operacionalização dos registros no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e repasse de dados sobre as coberturas vacinais de ambas as doenças em todo estado.

As campanhas visam reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza e do sarampo, sobretudo na população mais vulnerável aos vírus. Elas acontecem em duas etapas: a primeira vai de 4 de abril a 2 de maio, quando deverão ser imunizados trabalhadores da saúde e idosos contra a influenza e apenas os trabalhadores da saúde para sarampo; já a segunda fase, marcada para acontecer de 3 de maio a 3 de junho, ofertará as vacinas para os demais grupos elegíveis de ambas as campanhas.

A assessora técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Milena Vitorino de Souza Vasconcelos, destaca que um ponto muito importante dessa vacinação é a prevenção de casos graves de influenza, inclusive protegendo contra a H3n2. “Essa vacina que será utilizada na imunização contra influenza protege sim contra a H3n2. É importante divulgar essa informação para todos para que eles se sintam motivados a receber essa dose que tem um adicional em relação à vacina oferecida no ano passado”.

Segundo dados do SI-PNI, em 2021, apenas 62 localidades alcançaram a meta de cobertura vacinal contra sarampo, que é de 95%. Isso representa apenas 27,8% de taxa de homogeneidade dessa vacina no estado da Paraíba. Em relação à cobertura de influenza, a Paraíba atingiu 86,1% de cobertura no ano de 2021, com a aplicação de 1.278.516 doses. Os municípios com menor taxa de vacinação foram Gado Bravo, com 10,9% e São Bento com 39,7% do público alvo imunizado.

 

Fonte: ClickPB


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist