O Ministério da Saúde definiu, ontem (27), em aumentar a faixa etária da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Agora, crianças de seis meses até quatro anos de idade poderão ser imunizadas. Anteriormente, uma vacina chamada “Pfizer Baby” estava liberada entre bebês de seis meses a dois anos com comorbidades, e a partir de agora será ampliada para mais pessoas.
Esse imunizante, que é diferente dos aplicados em pessoas a partir de 12 anos de idade, foi aprovado em setembro. Neste mês de dezembro, a “Pfizer Baby” foi pautada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que deu o primeiro parecer favorável para a vacina contra a Covid.
Com a confirmação, a vacinação das crianças de seis meses a quatro anos começará escalonada. Ou seja, o primeiro grupo será entre seis meses a um ano. Em seguida, de um até dois anos, e assim por diante. Além disso, o intervalo entre as doses mudou: a primeira e segunda devem ser aplicadas num intervalo de quatro semanas, enquanto a de reforço oito semanas após a segunda.
“Considerando o quantitativo de vacinas existentes, recomenda-se que todos os esforços sejam envidados para que seja garantida inicialmente a vacinação de crianças com comorbidades e a inclusão paulatina dos demais grupos etários, de acordo com a disponibilidade de vacinas nos estados, Distrito Federal e municípios, e que a vacinação vá avançando à medida que houver disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde”, diz o documento.
Fonte: MaisPB com g1