AO VIVO

Professores e servidores dos Institutos Federais na Paraíba inicia greve por tempo indeterminado

Os professores e servidores técnicos do Instituto Federal na Paraíba (IFPB), entram em greve nesta quarta-feira (03) por tempo indeterminado. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SintefPB).

A greve no Estado faz parte de uma paralisação nacional. Os servidores reivindicam a reestruturação das carreiras; recomposição salarial de 34,32% para servidores e 22,71% para professores; revogação de algumas normas; reposição do orçamento; reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes; código de vagas e concurso imediato para técnicos  professores.

Em nota, a IFPB diz que reconhece a legitimidade e urgência das reivindicações que têm pautado o movimento paredista e que o Governo Federal já instaurou um Grupo de Trabalho, há meses, para dialogar estas questões com as representações sindicais e acredita que o pleito está sendo analisado em sua seriedade.

Confira a nota da IFPB na íntegra:

“A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba vem a público se manifestar a respeito do indicativo de greve aprovado em assembleias organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB).

Reafirmamos que o direito à greve é Constitucional, cabendo às entidades de classe garantir a interlocução com o governo. E cabendo ao governo ampliar o diálogo e oferecer alternativas ao conjunto de servidores mobilizados para a greve.

Reconhecemos a legitimidade e urgência das reivindicações que têm pautado o movimento paredista. Ao mesmo tempo em que compartilhamos a mesma aflição pelo desmonte do qual a rede federal foi alvo nos últimos anos.

Também manifestamos nossa preocupação sobre os efeitos extensivos de uma greve no percurso formativo dos nossos estudantes. Nesse sentido, enfatizamos a importância do diálogo entre os segmentos e nos comprometemos em realizar o acompanhamento e a gestão da necessária reposição das atividades que eventualmente venham a ser suspensas.

Destacamos ainda que o Governo Federal já instaurou um Grupo de Trabalho, há meses, para dialogar estas questões com as representações sindicais e acreditamos que o pleito está sendo analisado em sua seriedade.

De nossa parte, garantimos aos servidores que:
a gestão manterá um canal de negociação e diálogo permanente com o Sindicato;
a gestão encaminhará junto às instâncias superiores as reivindicações de técnico-administrativos e de docentes;
a gestão irá garantir o direito à manifestação e à reivindicação dos trabalhadores da educação.

Destacamos que a valorização dos servidores da educação é essencial para o desenvolvimento do país e que a garantia da oferta de educação profissional pública e de qualidade é uma causa que une a todos nós.
Nessa mesma perspectiva, o Conselho Superior (Consuper) do IFPB, que é composto por representantes de todos os segmentos da instituição e da comunidade externa, aprovou por unanimidade moção de apoio a mobilização organizada pelos servidores.

Cordialmente,

Mary Roberta Meira Marinho – reitora do Instituto Federal da Paraíba

25 de março de 2024″

 

Fonte: Paraíba.com

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Contato

departamento comercial

(83) 99891 - 1069
(83) 99979 - 7945

Sobre nós

Em 3 de Abril de 1982, um sabado á tarde, foi inaugurada em Pombal – PB foi inalgura a primeira estação de radiofusão convencional…

Veja completo