Prefeitura de Pombal convoca todos os motoristas de transportes escolares do município para conduzirem veículos para vistoria
Written by Henio Wanderley on 31 de agosto de 2018
O prefeito da cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba, Abmael de Sousa Lacerda “Dr. Verissinho”, publicou na edição desta sexta-feira (31/08), do Diário Oficial dos Municípios, uma portaria convocando todos os motoristas responsáveis pelo transporte escolar do município para conduzirem os veículos para uma vistoria que será realizada no domingo (02/09), pelo DETRAN.
Conforme a portaria (veja aqui) os motoristas deverão comparecer a Garagem Municipal (CIBRAZEM) as 06 horas.
Ainda segundo a portaria, apesar de ser um domingo, o expediente será considerado normal.
“O referido dia será considerado como expediente normal, computando-se horas trabalhadas, extras e/ou falta, à medida do que se verifique no caso concreto; com todas as repercussões funcionais incidentes.”
Além de Pombal, serão vistoriados os transportes escolares de Paulista, Lagoa, Condado, São Bentinho, São Domingos, Cajazeirinhas e Vista Serrana.
A vistoria será neste domingo (02/09), a partir das 07 horas na sede da 9ª CIRETRAN em Pombal.
VISTORIA:
Durante o trabalho, os técnicos do Detran verificam se os veículos apresentam os equipamentos de segurança obrigatórios, que são exigidos por lei e pelo Conselho Nacional de Trânsito, notificando aqueles que apresentarem irregularidades.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, os veículos de transporte escolar devem ter pintura de faixa horizontal na cor amarela, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ‘Escolar’, em preto; equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira; cintos de segurança em número igual à lotação.
Além disso, o condutor de veículo deve ter idade superior a vinte e um anos; ser habilitado na categoria D; e ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Henio Wanderley