AO VIVO

PP e União Brasil recuam em fusão e cogitam criar federação partidária

O PP e o União Brasil desistiram da ideia de se fundir para criar um novo partido e agora discutem a construção de uma federação partidária para o ano que vem. 

As negociações para a junção das legendas começaram antes do primeiro turno das eleições deste ano. O tema era discutido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o vice-presidente do União Brasil, Antonio Rueda.

Ambos chegaram a sinalizar de forma positiva com a fusão, mas a ideia não agradou aos demais correligionários, sobretudo porque PP e União Brasil são rivais em alguns estados do país. Além disso, houve o temor de que as legendas perdessem a identidade com o processo.

A vontade de uma aliança, contudo, permanece. Dessa forma, a solução encontrada dentro dos partidos foi a federação. Nesse formato, os partidos federados têm de funcionar como um só, mas conservam nome, sigla, número e quantidade de filiados.

Caso a federação seja efetivada na Justiça Eleitoral, PP e União Brasil terão a maior bancada do Congresso Nacional, com 106 deputados federais e 15 senadores. Serão 59 deputados e nove senadores do União Brasil, além de 47 deputados e seis senadores do PP.

A eventual junção dos partidos em uma federação vai garantir, ainda, que as duas siglas recebam mais recursos públicos para as próximas eleições, sobretudo do fundo eleitoral. Para repassar a verba, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue critérios como a quantidade de deputados federais que cada partido elegeu, a quantidade de votos válidos que as siglas receberam para a Câmara e a proporção de cada bancada partidária nas eleições para o Senado.

 

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Contato

departamento comercial

(83) 99891 - 1069
(83) 99979 - 7945

Sobre nós

Em 3 de Abril de 1982, um sabado á tarde, foi inaugurada em Pombal – PB foi inalgura a primeira estação de radiofusão convencional…

Veja completo