Polícia Federal faz operação para investigar fraude na compra de aventais por prefeitura durante pandemia

Written by on 6 de agosto de 2020

A Policia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (6), seis mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo, em uma operação que apura fraude e desvios em contratos firmados na área da saúde pela Prefeitura de São Paulo durante a pandemia de coronavírus.

Em outra operação que investiga desvios na saúde, também na manhã desta quinta, só que esta envolvendo órgãos federais, a PF cumpre mandados de prisão em São Paulo e outros estados. Nesta, ação, a força tarefa da Lava Jato prendeu Alexandre Baldy, secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Já a operação “Nudus”, que investiga contratos da prefeitura da capital, investiga fraudes em duas contratações emergenciais de aventais descartáveis realizadas pela Autarquia Hospitalar Municipal da Prefeitura do Município de São Paulo. Um dos mandados é para a sede da autarquia, com o objetivo de confirmar se houve a participação de funcionários públicos. As fraudes foram identificadas com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo a PF, as duas contratações, realizadas com dispensa de licitação, somam R$ 11,1 milhões e utilizaram recursos federais destinados ao combate à pandemia.

Durante o processo para a contratação, as investigações apontam que algumas empresas foram desclassificadas sob argumentos que depois foram ignorados na assinatura do contrato com as empresas investigadas. Há ainda indicativos que o valor da contratação foi superior ao praticado no mercado na mesma época.

Segundo a assessoria da PF, ” foi identificada estreita ligação entre as empresas que participaram do processo, sendo que elas não tinham qualquer experiência ou capacidade técnica e operacional para a confecção de aventais médico-hospitalares”.

Procurada, a Prefeitura de São Paulo ainda não se manifestou.

 

Fonte: G1


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist