Penitenciária ganha fábrica de gesso e beneficia reeducandos

Written by on 16 de novembro de 2018

Nesta semana, foi inaugurada uma fábrica de gesso na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em João Pessoa. Um investimento do Juizado Especial de Mangabeira repassado à Fundação Cidade Viva, que administrou a obra construída por apenados da unidade.

De acordo com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, tenente-coronel Sérgio Fonseca, “a missão prioritária da Seap é de fato ressocializar os reeducandos de forma humanizada, tentar transmitir valores, ensinamentos e a prática em alguma profissão, o que contribui com a reconquista do exercício da cidadania, para quando ganharem a liberdade surgir a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. Esta fábrica de gesso aqui na Penitenciária Máxima Geraldo Beltrão, por meio do Juizado Especial de Mangabeira e da Fundação Cidade Viva, é uma das várias ações, em parceria, que temos no Sistema Penitenciário da Paraíba”, pontuou.

De acordo com o diretor da penitenciária, João Sintonio, a fábrica de gesso foi construída este ano com recursos do juizado especial de Mangabeira utilizando a mão de obra dos próprios apenados da unidade. 

“Todos os 20 reeducandos participantes receberão em conta bancária, além de fazerem jus à remição de pena, ou seja, a cada 3 dias trabalhados será reduzido um dia da pena. A produção será por demanda contratada, porém temos capacidade de produzir mais de 200 m² por dia. Será destinada à própria administração pública e ao público em geral. Teremos um Instagram para divulgação do trabalho executado e todos os produtos produzidos, especialmente o gesso 3D”, explicou o diretor.

Ainda participaram da solenidade da fábrica, o juiz titular da Vara de Execuções Penais da Capital, Carlos Neves da Franca Neto, a juíza Andréia Arcoverde, gestores da Fundação Cidade Viva, entre outras autoridades. 

O diretor da penitenciária, João Sintonio, destacou a importância da restauração da fábrica de gesso e apresentou aos convidados o talento musical dos apenados que apresentaram algumas músicas.

 

 

ClickPB


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist