Paraíba teve eleição tranquila e alta da abstenção já era esperada, avalia presidente do TRE-PB, Joás de Brito

Written by on 17 de novembro de 2020

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o desembargador Joás de Brito, declarou que a Paraíba teve eleições tranquilas e que o alto nível de abstenção já era esperado por causa da pandemia de covid-19. A declaração foi dada em entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM. 

De acordo com Joás de Brito, apenas nove urnas precisaram ser substituídas durante o pleito desse domingo (15). Além disso, não houve grandes problemas e a polícia foi capaz de atender todas as ocorrências. Algumas cidades chegaram a solicitar apoio de tropas federais, mas os pedidos foram negados porque o governador do Estado, João Azevêdo, garantiu que o efetivo do estado daria conta de garantir a segurança do pleito.

Este ano, houve um atraso na divulgação dos resultados das eleições. Joás de Brito explicou que, diferente das eleições anteriores, em que os votos eram contabilizados pelos TREs de cada estado, desta vez todos os dados foram transmitidos para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Talvez pelo grande volume de dados, o supercomputador do TSE travou e precisou ser reiniciado, momento em que foram perdidos alguns dados. Por isso, o TRE-PB precisou reenviar todos os números, processo que só foi finalizado por volta das 22h50 do domingo (15). Apesar do contratempo, o resultado final foi divulgado no mesmo dia da eleição.

O aplicativo e-Título também apresentou instabilidade, devido ao grande número de acessos simultâneos. Quem não conseguiu justificar a ausência na votação pelo aplicativo, porém, não precisa se preocupar, pois o prazo é de 60 dias, contados a partir da eleição.

Segundo turno – A campanha para o segundo turno, que ocorre no dia 29 de novembro, já começa nesta segunda-feira, às 17h. De acordo com Joás de Brito, as regras sanitárias serão as mesmas do primeiro turno.

 

Fonte: ClickPB


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist