Uma operação contra a caça ilegal apreendeu 51 animais silvestres mantidos em cativeiro nas regiões de Sousa e Cajazeiras, no Sertão paraibano. A ação aconteceu no sábado (20) e foi executada pelo Núcleo Regional de Patos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar (BPAmb).
Entre os animais apreendidos estavam 50 aves e um tatu-peba. Durante a manhã os agentes encontraram 38 aves em situação irregular em diferentes cidades. Elas foram apreendidas e libertadas no Monumento Natural Vale dos Dinossauros, Unidade de Conservação Estadual localizado na cidade de Sousa.
Em seguida, na zona rural do município de Bernardino Batista, foram encontrados em um único imóvel 13 novas aves, além de um tatu-peba. No local, foram apreendidos ainda apetrechos de caça: uma carabina calibre 5.5 de pressão e uma espingarda de calibre indefinido.
Os animais resgatados foram encaminhados à Fazenda Tamanduá e soltos em habitat natural. O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cajazeiras para adoção das medidas cabíveis.
Ao todo, foram lavrados quatro autos de infrações e aplicados um total de 288 UFRPB em multas, o que corresponde a mais de R$ 20 mil.
Fonte: MaisPB