Número de óbitos maternos decorrentes da Covid-19 cresce 53% em 2021 na Paraíba

Written by on 10 de junho de 2021

O número de óbitos maternos decorrentes da Covid-19 já apresenta um aumento de 53% em 2021 na Paraíba. Os dados obtidos pelo Portal são do Comitê de Redução e Controle da Mortalidade Materna na Paraíba e revelam que em menos de cinco meses, 15 grávidas perderam suas vidas para o vírus. Segundo os dados, no ano passado foram 10 mortes maternas durante todo o ano. Se os números seguirem nesse ritmo, o ano de 2021 poderá ser um dos com maiores índices de mortes de grávidas no estado. 

Em entrevista, o coordenador do Comitê, o médico ginecologista Eduardo Sérgio, explicou que a situação é considerada grave, uma vez que os dados epidemiológicos têm demonstrado, a gestação associada ao Covid-19 com risco de vida para as gestantes. Ele destacou diversos estudos que revelam a preocupação e uma recomendação que deve ser publicada para barrar o aumento de mortes de grávidas no estado. 

Entre as recomendações, está a orientação para que as mulheres evitem engravidar durante o período de pandemia, reforçar os serviços que disponibilizem os métodos contraceptivos, cuidados pré-natais devem ser assegurados, incluindo consultas, exames e vacinas, conforme protocolos assistenciais vigentes do Ministério da Saúde, com todos os cuidados gerais para evitar a contaminação com o Coronavírus. 

Além disso, o documento sugere ainda, que os hospitais e maternidades evitem aglomerações no parto, como visitas no pós-parto e, durante toda a internação, mantendo a presença de apenas um acompanhante, a vacinação contra Covid-19 para todas as gestantes e puérperas, o aumento no número de leitos de UTI para esse grupo, bem como a garantia ao afastamento do trabalho e, entre os médicos, o adequado preenchimento das DO para os casos do vírus. 

Conforme apurou o Portal, ao acessar os dados da Secretaria de Saúde, expostos no Sistema de Imunização do Ministério da Saúde, a vacinação de grávidas e puérperas já imunizou 3.622 pessoas na Paraíba com a primeira dose até essa quarta-feira (9) na Paraíba. 

Fonte: ClickPB


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist