Moro deve aceitar convite para assumir Ministério da Justiça nesta quinta-feira

Written by on 1 de novembro de 2018

O juiz federal Sergio Moro se reunirá com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, na manhã desta quinta-feira (01), para discutir detalhes do convite para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Entusiasmado com a opção por seu nome, o magistrado que comanda a Lava-Jato na primeira instância está disposto a aceitar o cargo no futuro governo.

Caso aceite o convite, Moro comandará, a partir de janeiro, órgãos de controle e transparência. Também será responsável pela Polícia Federal. Seu foco deverá ser o combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro. E também articulará o controle de fronteiras, contra o tráfico de drogas.

Futuro da Lava-Jato 

Sem Moro, os processos da Lava-Jato deverão passar, provisoriamente, para as mãos da juíza substituta Gabriela Hardt. Nesse caso, caberia à magistrada interrogar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 14, no processo que apura repasses de empreiteiras por meio de reformas no sítio de Atibaia, em São Paulo.

Fusão incerta   

A equipe de Bolsonaro diz ter definido 80% da estrutura do governo. Uma das pendências é a fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. Cotado para assumir a pasta, o presidente da União Democrática Ruralista, Luiz Antônio Nabhan Garcia, bate cabeça com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sobre o tema.

A casa do eleito   

Enquanto isso, Bolsonaro prepara sua volta a Brasília. Militares vinculados ao governo federal ofereceram ao eleito a possibilidade de ocupar, desde já, o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Michel Temer não gostou. Há outras duas opções sobre a mesa.

 

O Globo

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist