Mobilização da advocacia e da população contra o fechamento da comarca de Brejo do Cruz
Written by Dayana Trigueiro on 7 de outubro de 2019
Na tarde da última sexta-feira, dia 04/10, advogados, serventuários, políticos e a população como um todo de Brejo do Cruz, São José e Belém do Brejo do Cruz estiveram juntos, em frente ao Fórum, para uma mobilização contra o fechamento da comarca.
Advogados, políticos e serventuários ressaltaram a necessidade de manter a comarca aberta, sob pena de prejudicar muito o acesso da população ao judiciário.
O presidente da OAB – subseção de Catolé do Rocha, dr. Thallio Rosado, frisou que “comarca não se fecha” e que, apesar do TJPB dizer que atravessa um momento de crise financeira precisando de conter gastos para viabilizar o seu funcionamento, justificando dessa forma o fechamento de comarcas com baixa produtividade , a solução não seria essa sobre vários motivos, dentre os quais destacou: o fechamento dificultaria o acesso ao judiciário; as comarcas que irão receber os processos irão ficar assoberbadas, provando inclusive um pedido de transferência de juízes e servidores; aumentará a morosidade; prejuízo sócio econômico para as regiões das comarcas fechadas; aumento dos índices de insegurança, etc.
Nas palavras de Dra Luciana e Dr José Odivio, bem como do prefeito Evandro de Belém do Brejo do Cruz, a sociedade continuará lutando de pé e todos os esforços para manter a comarca aberta serão desempenhados.
Também fez uso da palavra o vice presidente dos servidores da Justiça, Ivonaldo, ressaltando que o sindicato está junto com a OAB e a população nessa luta.
Assessoria