A partir dessa quarta-feira (1º), os Microempreendedores Individuais (MEI) da Paraíba já podem utilizar o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), uma nova ferramenta criada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). O App NFF está disponível para Android e iOS e permite emitir notas fiscais diretamente do celular, de forma rápida, gratuita e descomplicada.
Com o novo aplicativo, o MEI pode gerar tanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) quanto a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Assim, o processo torna-se mais acessível, dispensando o uso de softwares complexos ou certificados digitais.
Segundo a Sefaz-PB, o objetivo é simplificar a rotina dos pequenos negócios e estimular a regularização fiscal no estado. Além do aplicativo, os empreendedores continuam podendo emitir notas fiscais por meio da Sefaz Virtual, no portal da Fazenda, ou presencialmente nas repartições fiscais.
O secretário executivo da Receita, Bruno Frade, reforçou que o aplicativo é voltado para MEIs com faturamento anual de até R$ 81 mil. “A partir de agora, o contribuinte pode emitir suas notas por um meio fácil, prático e sem custos, garantindo maior agilidade às operações comerciais”, destacou.
Para usar o aplicativo, o MEI precisa ter uma conta no portal Gov.br com nível prata ou ouro.
Onde tirar dúvidas
Os contribuintes que tiverem dúvidas ou dificuldades podem entrar em contato com a Sefaz-PB pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (83) 3612-5903, onde receberão orientações sobre o uso do App NFF.
Passo a passo para usar o aplicativo Nota Fiscal Fácil (App NFF)
-
Ser enquadrado como MEI.
-
Criar uma conta Gov.br com nível prata ou ouro.
-
Baixar o aplicativo NFF na loja do celular (Android ou iOS).
-
Fazer login com a mesma conta Gov.br (gov.br/pt-br).
-
Configurar o perfil como MEI.
-
Preencher as informações necessárias para emissão da nota.
-
Confirmar a unidade da federação (Paraíba).
-
Inserir DDD e número de telefone.
-
Validar o código de seis dígitos recebido por SMS.
-
Criar um PIN de 4 dígitos para acesso rápido.
Fonte: Portal Paraíba.com