AO VIVO

Mais de 250 Animais são castrados em um mês com as ações itinerantes do Programa Paraíba Pet

O serviço de castração de cães e gatos disponibilizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, já atendeu cerca de 250 animais sem raça definida ao longo do seu primeiro mês de atuação. Os procedimentos estão sendo feitos em uma unidade de castração móvel, completamente adaptada para as cirurgias e já percorreu cidades de várias regiões da Paraíba a exemplo do Sertão, Brejo, Agreste, Curimataú e Litoral.

Os atendimentos começaram no dia 3 de maio,  na “Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde”, na cidade de Cuité. A programação de castrações seguiu a agenda do “Cidadania Democtrática”, evento que precede as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE). O Castramóvel do Paraíba Pet já passou também pelas cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Mamanguape e Catolé do Rocha.

De acordo com a gerente operacional de Políticas da Causa Animal de Campina Grande, Waléria Assunção, o Paraíba PET tem um importante papel social. “Quando falamos em mais de 250 castrações não são apenas números. São vidas que são tuteladas por pessoas em situação de vulnerabilidade social que encontraram no nosso programa uma porta aberta para receber seus animais”. Ela destacou ainda que a castração evita a proliferação de zoonoses: “com esse castramóvel, conseguimos diminuir a superpopulação de animais que disseminariam doenças. É o começo de uma história que vai continuar em outras cidades paraibanas”.

Ainda durante o mês de maio, o Castramóvel percorreu bairros de Campina Grande como Bodocongó, Aluizio Campos, além do distrito de São José da Mata, atendendo animais de ONGs, projetos da causa animal e de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os tutores que tiveram seus cães e gatos castrados pelo programa Paraíba PET realizaram um cadastramento prévio por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pelo WhatsApp da Gerência: (83) 9 9348- 5015. As solicitações foram analisadas pela equipe que agendou as castrações.

Só em São José da Mata, o castramóvel ficou estacionado durante uma semana na ECI José Miguel Leão, por onde protetores independentes da localidade, como Beatriz Oliveira, puderam levar animais sem raça definida para serem castrados. “Ter o castramóvel aqui é muito bom para nós que temos muitos animais tutelados nas nossas casas e sem condições para castrar”, disse ela.

Já Rennata Raposo teve 4 animais castrados pelo programa Paraíba PET e destacou que não podia perder essa oportunidade. “Ao todo, tenho 50 animais sob minha responsabilidade. Então, assim que soube do castramóvel do Governo do Estado me inscrevi logo e fui muito bem atendida”

O secretário de Saúde do Estado, Jhonny Bezerra, afirmou que o Paraíba PET é um avanço significativo na causa animal da Paraíba, uma iniciativa pioneira. E lembra que o cuidado com os animais em situação de rua é uma questão de saúde pública. “Cuidar do nossos cães e gatos em situação de rua, conscientizar sobre o abandono, realizar o controle da população é saúde pública. Através da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, iremos promover o bem-estar dos animais na Paraíba, educar a população a respeito das questões que envolvem os pets e promover o bem estar social”.

O castramóvel é uma das ações do Paraíba Pet, programa que tem como objetivo promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco nesse primeiro momento em castração e em breve sendo ampliado para promover ações de educação em saúde, vacinação (disponibilizada pelo SUS) e bem como no tratamento de doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Contato

departamento comercial

(83) 99891 - 1069
(83) 99979 - 7945

Sobre nós

Em 3 de Abril de 1982, um sabado á tarde, foi inaugurada em Pombal – PB foi inalgura a primeira estação de radiofusão convencional…

Veja completo