AO VIVO

Mais 49 leitos de UTI são habilitados e Estado assume a gestão integral de oito unidades hospitalares

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Saúde do Estado (SES), anunciou, nessa terça-feira (15), a habilitação de 49 novos leitos de UTI em hospitais de toda Paraíba. A decisão aconteceu na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e beneficia seis unidades hospitalares do estado localizadas em Catolé do Rocha, Campina Grande, Monteiro, Pombal e Patos. Também foi aprovada a mudança de gestão de oito unidades hospitalares que passam a ser administradas pela SES.

Entre os novos leitos de UTI que serão habilitados, 42 são para adultos, sendo 10 no Hospital Regional de Catolé do Rocha; 10 no Hospital de Clínicas, em Campina Grande; 10 no Hospital Regional de Patos; seis no Hospital Regional de Monteiro e seis no Hospital Regional de Pombal. Há ainda sete leitos de UTI pediátrica que serão habilitados no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos.

Durante a 6ª Reunião Ordinária da CIB, também foi definido que sete Hospitais Regionais passarão para gestão estadual, além do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. Os hospitais Regionais de Catolé do Rocha, Picuí, Solânea, Pombal, Santa Luzia, Itabaiana e Itaporanga, que tinham gestão estadual pactuada por meio de convênio, passam a integrar, definitivamente, o conjunto de unidades hospitalares da Secretaria de Estado da Saúde.   

De acordo com secretário de Saúde, Jhony Bezerra, o objetivo dessa mudança é ampliar o acesso da população à saúde de forma definitiva. “É sempre no intuito de fortalecer a saúde estadual, e prestar a melhor assistência aos usuários, que estamos atendendo a um pleito dos municípios, ampliando a gestão estadual para essas unidades hospitalares. Este pleito implicará diretamente no aumento da produção de cada um destes Hospitais Regionais, na perspectiva de ampliar a captação de recursos com o Ministério da Saúde”, explica.

Além da gestão, a SES vai também ampliar a cobertura do Complexo Regulador Estadual para todas as unidades de saúde beneficiadas com essa decisão. A regulação estadual conta, além da unificação das vagas materno-infantis da Paraíba, com o Grupo de Resgate Aeromédico que dispõe de duas UTIs aéreas e mais de 60 ambulâncias com suporte avançado para atender a população de todos os 223 municípios paraibanos.

 

Fonte: SecomPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Contato

departamento comercial

(83) 99891 - 1069
(83) 99979 - 7945

Sobre nós

Em 3 de Abril de 1982, um sabado á tarde, foi inaugurada em Pombal – PB foi inalgura a primeira estação de radiofusão convencional…

Veja completo