João Azevêdo assina termo de cooperação técnica para fortalecer a agricultura e a pecuária familiar da Paraíba

Written by on 17 de agosto de 2021

O governador João Azevêdo assinou, ontem (16), o termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) para fortalecer a agricultura e a pecuária familiar da Paraíba, em dez municípios ao longo de quatro anos.

O plano de trabalho prevê a doação e distribuição de três mil doses de sêmen por ano, a realização de treinamentos, visitas técnicas, seminários e atividades relacionadas ao projeto, disponibilização de quadros técnicos e acompanhamento das ações previstas na cooperação técnica. 

Nesta primeira fase serão contemplados com o programa os municípios de Sousa, São João do Rio do Peixe, Pombal, Caturité, Santa Luzia, São José do Sabugi, São José de Espinharas, Paulista, Queimadas e Barra de Santana. 

Nessa primeira fase, o acordo de cooperação técnica tem como objetivo o desenvolvimento do Programa Mais Pecuária Brasil, da Conafer, que prevê o melhoramento genético do rebanho bovino dos pecuaristas familiares com a distribuição e custeio da aplicação de doses mensais de sêmen para gado de corte e leite.

“A melhoria genética é fundamental para uma maior produção. A agricultura familiar está inserida na nossa política de inclusão e de fortalecimento da economia e essa ação terá reflexos na vida de muita gente brevemente. Esse é um segmento que tem recebido a nossa atenção, fazendo com que a alta tecnologia empregada no agronegócio chegue também à agricultura familiar porque isso aumenta a produtividade e a receita. Nós entendemos que ninguém faz agricultura para subsistir, mas para melhorar de vida e ter uma melhor renda”, disse o gestor. 

Ele também destacou uma série de ações promovidas pela gestão estadual para fortalecer a agricultura familiar. “Nós ampliamos o subsídio estadual para produtores de leite, assinamos uma carta de intenções junto ao Fida para a execução do novo Procase no valor de US$ 36 milhões, adquirimos mais de duas toneladas de alimentos da agricultura familiar para distribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade social e estamos fazendo a aquisição de proteínas das cooperativas para contemplar o segmento”, acrescentou.

O secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda, disse que esse é o primeiro programa de melhoramento genético para o agricultor familiar do estado. “Nós vamos atuar com a parte logística, com o fornecimento de botijões de armazenamento, escolha das famílias e mobilização dos agricultores. A nossa meta é expandi-lo para um maior número de municípios e de produtores e injetar recursos na economia paraibana”, comentou. 

O presidente da Conafer, Carlos Lopes, ressaltou a abrangência da ocupação rural da Paraíba e a necessidade de olhar para o segmento pelas perspectivas econômica e social. “A agricultura e a pecuária são um segmento muito expressivo na Paraíba e esse é o maior programa de melhoramento genético iniciada no mundo. O governador é uma pessoa bastante preocupada com a renda per capita dos agricultores e temos a certeza de que mudando o pacote tecnológico da unidade produtiva, vamos alavancar os índices de produção e ter um maior rendimento”, pontuou. 

 

Fonte: Assessoria


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist