Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não puderam comparecer aos locais de prova por terem testado positivo para a Covid-19 terão a oportunidade de solicitar a reaplicação da prova, segundo o Inep. Conforme apurou o Portal, o inscrito deverá solicitar reaplicação, na página do participante, em até cinco dias uteis após o último dia de aplicação. O última dia de aplicação é o próximo domingo, dia 20 de novembro.
De acordo com o Inep, os casos serão julgados individualmente pelo instituto educacional. Segundo consta no edital do exame, além da covid-19 as pessoas que se inscreveram na prova mas testaram positivo para tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza e, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela também têm direito de solicitar a reaplicação.
Ao acessar a página do participante, a pessoa interessada deverá incluir documentos legíveis que comprovem a necessidade da solicitação. São eles:
a) nome completo do participante;
b) diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação;
c) assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
A aprovação do documento comprobatório garante a participação na reaplicação do Exame, em data a ser divulgada pelo Inep e poderá ser consultada também na página do participante.
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (13). Na Paraíba, a prova está sendo aplicada em 2.775 salas de aulas distribuídas em 400 locais de aplicação, entre escolas e campi universitários, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Fonte: ClickPB