AO VIVO

Governo do Estado promove abertura oficial dos Jogos Escolares e Paraescolares 2024 na 13ª GRE

A 13ª Gerência Regional de Ensino foi a escolhida para dar o pontapé inicial nos Jogos Escolares e Paraescolares 2024. A abertura oficial aconteceu nessa terça-feira (16), no ginásio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara, em Pombal. Destinado a alunos de 12 a 17 anos de escolas públicas estaduais, municipais e da rede privada, o evento é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Este é o primeiro passo das etapas regionais, culminando na etapa estadual em junho. No total, cerca de 25 mil atletas de toda a Paraíba participarão, tornando este evento esportivo um dos maiores do estado.

A cerimônia de abertura teve início com uma caminhada coletiva pelo Centro de Pombal, partindo do Espaço Educacional Arco-íris até o Ginásio Avelino Elias de Queiroga, envolvendo alunos, professores e autoridades. A cerimônia ainda contou com apresentações culturais, acendimento da tocha olímpica, apresentação de bandas marciais, homenagem aos gestores escolares da região, entre outros momentos marcantes. A secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, na oportunidade, destacou a importância das atividades esportivas no currículo dos estudantes para a sua permanência e aprendizagem na escola. Ela ainda ressaltou a colaboração entre diferentes entidades e a relevância do apoio da Secretaria de Educação para a organização dos jogos em diversas regiões do estado.

“Aqui nós temos duas secretarias de estado que são parceiras em outras iniciativas e na realização dos Jogos Escolares gerando essa mobilização, engajamento dos estudantes, das escolas, das gerências, é uma agenda muito positiva, importante. A escola precisa estar preocupada com a aprendizagem, mas também com o desenvolvimento integral que vai para além da questão cognitiva. As atividades esportivas, os jogos escolares, eles trabalham com vivência, respeito às diferenças, integração, trabalho em equipe, e são competências essenciais para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, afirma a secretária.

De acordo com o cronograma, as competições da 13ª GRE, que contempla sete municípios do Sertão paraibano, ocorrerão até 23 de abril. No total, mais de 1.350 estudantes de redes estaduais, municipais e privadas, representando 27 escolas, participam em mais de 20 modalidades esportivas. “Todas as escolas da rede estadual da nossa região estão participando. Nossas 14 escolas estão aqui presentes hoje, além das escolas municipais dos nossos sete municípios e escolas privadas também. Então, esse é um momento muito rico, muito grande para o nosso Sertão, para a nossa regional, que é pequena em território, mas grande em resultado. E isso a gente carrega com muito orgulho no coração e na alma”, conta o gerente regional de Educação, Jorge Miguel.

Além dos representantes da SEE-PB, a abertura oficial dos jogos contou com a participação de Jacklynne Vieira, representante da Sejel, da secretária de Educação do município de Paulista, Silmara Dutra, do coordenador regional dos Jogos Escolares, Osmar Júnior, entre outras autoridades. Também participaram do momento gestores, coordenadores, professores e estudantes da rede pública e particular. O aluno egresso da E.E.E.F.M Arruda Câmara, Geraldo Estevão, de 17 anos, possui mais de 40 títulos no Jiu-jítsu e agradece o apoio do governo, da escola, e do incentivo com os Jogos Escolares. O jovem destaca que foi através do evento que teve início sua vida atlética, proporcionando oportunidades para competições além das fronteiras do estado.

“Os Jogos Escolares foram muito importantes na minha vida, pois marcaram o início da minha jornada atlética. Além dos Jogos Escolares, conquistei um total de 40 títulos em competições privadas de Jiu-Jitsu, contando com o apoio da escola e da 13ª Gerência, que me auxiliavam a participar de competições fora, principalmente na Capital. Destaco a importância dos Jogos da Juventude em São Paulo, onde fui o primeiro aluno do Sertão da Paraíba a representar na luta olímpica. A experiência foi enriquecedora e pude trazer conhecimentos para Pombal, auxiliando outros alunos interessados nessa modalidade”, destaca Geraldo.

A história do jovem Geraldo também é uma inspiração para o estudante Paulo Henrique, de 14 anos, aluno da Escola Municipal Professor Nathan Seixas, localizada em Pombal, que está participando dos jogos pela primeira vez na modalidade futebol júnior. Ansioso pelas competições que se aproximam, o jovem conta que vai dar o melhor para conquistar muitas vitórias com sua equipe. “É uma sensação muito boa esse início, essa abertura. Sabemos que amanhã temos uma disputa com uma equipe muito forte aqui de Pombal e isso nos deixa na expectativa. Vamos dar o nosso melhor cada dia mais”, afirma.

O evento dos Jogos Escolares e Paraescolares 2024 segue nas próximas semanas, conforme o cronograma estabelecido. Após a abertura em Pombal, as competições regionais se estenderão por outras cidades do estado, promovendo a participação de alunos de diversas regiões. O calendário inclui aberturas dos jogos em Itabaiana, Catolé do Rocha, João Pessoa, Princesa Isabel, Campina Grande e Sousa, no mês de abril. Já em maio as aberturas acontecem em Monteiro, Cajazeiras, Cuité, Itaporanga, Patos e Mamanguape. A etapa estadual acontece em junho, reunindo os melhores de cada região.

 

Fonte: Secom-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Contato

departamento comercial

(83) 99891 - 1069
(83) 99979 - 7945

Sobre nós

Em 3 de Abril de 1982, um sabado á tarde, foi inaugurada em Pombal – PB foi inalgura a primeira estação de radiofusão convencional…

Veja completo