AO VIVO

Governo da Paraíba realiza Semana Estadual de Saúde na Escola com ações de vacinação e palestras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Gerência Operacional de Atenção Básica em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, está realizando a Semana Estadual de Saúde na Escola. Com o tema “Na escola também se vacina”, a campanha de mobilização ocorre durante toda a semana com realização de ações estratégicas para vacinação, palestras e atividades lúdicas voltadas para a temática de imunização.

A gerente operacional de Atenção Básica da SES, Roseanny Marques, explica que a Semana Estadual de Saúde na Escola envolve uma campanha de mobilização para estimular os municípios a desenvolverem ações no âmbito escolar dentro de uma temática prioritária. Ela frisa que a ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e que, este ano, as atividades estão voltadas para o fortalecimento da imunização no estado, com o objetivo de obter melhores coberturas vacinais.

“Essa é uma ação importante, com articulação intersetorial, entre saúde e educação, compreendendo a comunidade escolar como um espaço de relações, ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico, capaz de combater toda uma desmobilização e desinformação a respeito da vacinação em nosso país. Na Paraíba, os 223 municípios aderiram ao ciclo 2023-2024 do programa e recebem o incentivo do Governo Federal mediante registro no sistema e-gestor”, pontua.

O tema este ano tem relação com o projeto Vacina Mais Paraíba, que busca melhorar os índices de vacinação no estado. Roseanny Marques afirma que os profissionais envolvidos no PSE devem buscar o envolvimento das famílias e comunidade a fim de compartilhar as informações e sensibilizar a comunidade sobre a importância de manter as cadernetas e cartões de vacinação atualizados. Ela pontua que as atividades são desenvolvidas com o protagonismo de todos os envolvidos e apoio dos profissionais de saúde e educação. A gerente operacional reforça que a ação da Semana Estadual de Saúde na Escola acontece até a sexta-feira, 1º de setembro, mas que atividades relacionadas ao PSE podem ocorrer durante todo o ano.

Programa Saúde na Escola – O Programa Saúde na Escola (PSE) reúne as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira para promover saúde e educação integral.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. É a oportunidade para estabelecer parcerias e garantir que crianças, adolescentes e jovens estejam realmente protegidos, fazendo com que também no território as famílias participem de orientações quanto à necessidade de manter atualizada a situação vacinal e possam debater sobre os cuidados necessários à saúde junto com profissionais de saúde e de educação, além de outras parcerias locais que podem ser acionadas de acordo com os temas a serem abordados no âmbito da prevenção.

 

SecomPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Contato

departamento comercial

(83) 99891 - 1069
(83) 99979 - 7945

Sobre nós

Em 3 de Abril de 1982, um sabado á tarde, foi inaugurada em Pombal – PB foi inalgura a primeira estação de radiofusão convencional…

Veja completo