FEMINICÍDIO: 74 mulheres foram assassinadas na PB em 2020

Written by on 24 de novembro de 2020

Violência contra a mulher. Na última sexta-feira (20), uma mulher de 25 anos foi esfaqueada pelo marido na madrugada no bairro do Catolé, em Campina Grande. Os dois filhos do casal, que têm 7 e 2 anos de idade, presenciaram o crime. O agressor, de 39 anos, foi preso em flagrante em mais uma tentativa de feminicídio na Paraíba.

Os casos de feminicídio tem crescido no Estado. Entre janeiro a outubro de 2020, 73 mulheres foram mortas por crimes letais intencionais na Paraíba.

A última vítima foi ontem em Campina Grande. Uma mulher foi encontrada morta na cidade e acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, a vítima tinha ferimentos no pescoço e virilha, mas que foram descartadas pela Polícia Civil.

Deste total, 29 casos estão sendo investigados como feminicídio. Apenas no mês de outubro, oito mulheres foram mortas e três casos são investigados como feminicídios, o que representa 37,5% do total de mortes violentas de mulheres no mês.

Em relação a outubro de 2019, os números totais diminuíram. No mesmo período do ano passado, 50% das mortes de mulheres foram feminicídios. Foram 12 mortes de mulheres, sendo seis homicídios dolosos e as outras seis foram motivadas por questões de gênero.

Em relação ao assassinato de mulheres, o mês mais violento de 2020 foi o de janeiro, quando 11 mulheres foram mortas.

Apesar disso, o mês de maio foi que mais registrou feminicídios, com cinco casos em investigação, representando 50% do total de mulheres assassinadas (10) no mês.

Já abril foi o mês com maior número de feminicídios com relação aos casos de mulheres assassinadas. No total, sete crimes violentos contra mulheres foram praticados, o que representa um percentual de 57%. Os outros três casos são homicídios dolosos, que podem ter outras motivações.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.

 

Fonte: PB Agora


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist