AO VIVO

Estudante de Pombal vence o concurso Jovem Senador 2023 e representará a Paraíba no Congresso Nacional

Gabriel Ferreira de Matos, estudante da ECIT Monsenhor Vicente Freitas (“Polivalente”, de Pombal, foi anunciado como o vencedor do concurso Jovem Senador 2023.

Com essa conquista, Gabriel terá a honra de representar o estado da Paraíba no Congresso Nacional, vivenciando o trabalho dos senadores e contribuindo para a elaboração das leis do país.

O anúncio da vitória de Gabriel foi realizado durante um evento surpresa, nesta segunda-feira (19/06/2023), na referida escola.

A caixa surpresa, contendo a notícia e os detalhes sobre sua participação no programa, foi entregue pelas mãos da professora Lucineide Nóbrega Almeida Fernandes, que orientou a redação vencedora do concurso.

Também esteve presente na solenidade, Jorge Miguel Lima Oliveira, gerente da 13ª Gerência Regional de Ensino, além de gestores e alunos da instituição.

Na ocasião, a escola e a comunidade local celebraram a conquista do aluno, reconhecendo seu talento e dedicação.

O estudante, que conheceu o programa por meio do relato de uma professora, disse que estava confiante pelo trabalho que havia feito em sua redação, mas mesmo assim a conquista foi uma surpresa.

“O Jovem Senador é uma oportunidade que Deus me permitiu para que eu pudesse vivenciar não apenas por mim mesmo, mas representando toda a minha escola, minha cidade, minha Gerência Regional e, sobretudo, meu estado. Foi algo que muito me alegrou e que, se eu pudesse resumir essa missão em uma palavra, seria gratidão, tanto pelo apoio dos meus familiares e professores quanto pelo reconhecimento da minha habilidade de escrita”, conta Gabriel.

A proposta do programa Jovem Senador foi criada pelo Senado Federal por meio da Resolução 42/2010 e tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com até 19 anos, o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Na Paraíba, o programa conta com o apoio fundamental da Secretaria de Estado da Educação.

Para ingressar no programa, os participantes precisam redigir uma redação sobre um tema proposto anualmente. Neste ano, o tema escolhido foi “Saúde Mental nas Escolas Públicas”, o que evidencia a importância do debate sobre essa temática no contexto educacional.

De 21 a 25 de agosto, Gabriel e outros 26 estudantes representantes dos demais estados e do Distrito Federal terão a oportunidade de vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, acompanhando de perto o trabalho dos senadores da República.

A legislatura dos jovens representantes terá duração de quatro dias e começará com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa.

Durante essa experiência, os jovens senadores terão a oportunidade de apresentar suas propostas, que, se aprovadas, seguirão para tramitação no Senado Federal, desde que aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Após a aprovação, as propostas serão oficialmente publicadas no Diário do Senado Federal, dando ainda mais visibilidade às ideias e preocupações dos jovens representantes.

Fonte: SECOM PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Contato

departamento comercial

(83) 99891 - 1069
(83) 99979 - 7945

Sobre nós

Em 3 de Abril de 1982, um sabado á tarde, foi inaugurada em Pombal – PB foi inalgura a primeira estação de radiofusão convencional…

Veja completo