AO VIVO

Escola Estadual apresenta Feira de cultura africana voltada às comunidades quilombolas, em Pombal

A Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e EJA Amélia Maria da Luz realizou na noite dessa quarta-feira (16) a I ExpoAfro : Feira de cultura africana voltada às comunidades quilombolas da cidade de Pombal- Pb. Hoje, a cidade conta com 03 comunidades de remanescentes quilombolas: “ os Daniel “, “ os Rufino”, “ os Barbosa”. 
A feira contou com a presença das escolas da rede estadual pertencentes à 13* gre, na sede de Pombal, das escolas das cidades de São Bentinho e Cajazeirinhas, além de outras instituições como o CEMAR , o HRP, o Rotary Club de Pombal.  As comunidades quilombolas também se fizeram presentes.
Os grupos de capoeira, de ciranda, de dança afro e de recital de poesias abriram o evento. Sendo sequenciado, por uma magnífica exposição das áreas de Linguagens, Humanas  e Exatas, mostrando a historicidade, ancestralidade, artesanato, religiosidade, releitura dos contos de fadas,  tecnologias e cuidados orgânicos. 
O gestor escolar, Márcio Bezerra, falou ao nosso blog, mostrando a importância dessa Exposição para o crescimento da comunidade escolar: 
“A nossa escola vem, a cada dia, traçando estratégias para fortalecer o currículo escolar, de matriz quilombola , dos nossos estudantes, visando também alcançar todas as pessoas que queiram se matricular ou matricular seus filhos. O sentimento é de gratidão, na certeza que mais ações como essa, virão pela frente. ” 
O coordenador pedagógico, Everaldo Ismael,  também comentou sobre o evento :
“ Gratidão por estarmos proporcionando às pessoas à nossa volta, conhecerem a história dos povos quilombolas da nossa cidade. Todas as ações desenvolvidas pelos estudantes e professores visaram homenagear e fortalecer ainda mais os laços entre as referidas comunidades e a nossa escola.”
Everaldo Ismael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Contato

departamento comercial

(83) 99891 - 1069
(83) 99979 - 7945

Sobre nós

Em 3 de Abril de 1982, um sabado á tarde, foi inaugurada em Pombal – PB foi inalgura a primeira estação de radiofusão convencional…

Veja completo