Em menos de 48 horas, ocupação no hospital de Patos atinge pico de 100% e faz unidade abrir mais leitos para tratamento da Covid-19

Written by on 14 de maio de 2021

Em menos de 48 horas, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, no município de Patos, no Sertão paraibano, atingiu o pico de 100% na ocupação dos leitos para tratamento da Covid-19. A informação foi dada ao Portal pelo diretor Francisco Guedes, que afirmou que, por conta disso, foi necessário abrir mais 12 leitos na unidade de apoio, o Hospital Infantil Noaldo Leite, nesta quinta-feira (13). 

“Chegamos a uma ocupação de 100% de UTI e de enfermaria no dia de ontem e permanecemos hoje com a ocupação de 100%. E com medida emergencial, já estava dentro dos nossos planejamentos, havendo a reincidência do crescimento dos casos em Patos, nós abriríamos leitos no apoio, que é o Noaldo Leite”, comentou, em conversa com o Portal. 

Segundo Francisco Guedes, no momento não foi possível abrir leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois há um significativo número de crianças internadas no Hospital Infantil Noaldo Leite. “Nós estamos agora com um bom número de crianças com sintomas gripais, inclusive, 50% das UTI, já ocupadas por crianças, mas conseguimos abrir 12 leitos de enfermaria. Com isso a gente zera a fila de pacientes em espera na 3ª macro”, garantiu. 

Na manhã de hoje, o diretor do Complexo Hospital disse que havia três pacientes na fila de espera por leito na 3ª Macrorregião, além de 100% da ocupação. Essa região tem o apoio de outros hospitais como o de Cajazeiras e o de Piancó. “Mesmo com o estrangulamento na região de Patos nós temos outras unidades de referencia que dão suporte”, ressaltou.

Em relação a ocupação em menos de 48 horas, Francisco Guedes destacou ser um fato considerado inédito, tendo em vista que nas últimas duas semanas, a ocupação no hospital estava baixa “Ainda estamos identificando o que houve. Nós inclusive, há duas semanas, estava com taxa de ocupação de 40%. Uma taxa que a gente vinha considerando baixa, pensando até um equilíbrio nas ocupações e de repente em uma fração de menos de 48 horas nós tivemos um pico com a ocupação total dos leitos”, revelou.

No entanto, dos pacientes internos para tratamento de Covid-19, 70% são de pessoas vindas das cidades circunvizinhas a Patos, pois o Regional é a referência da 3ª Macrorregião. O Complexo passa a ter 44 leitos de enfermaria e 32 leitos de UTI Covid. 

 

Fonte: ClickPB


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist