Doação de órgãos cresce 25% na Paraíba, mas estado ainda tem 510 pessoas em fila de espera

Written by on 15 de março de 2022

Órgãos

As doações de órgãos para transplantes vêm aumentando na Paraíba. Enquanto os três primeiros meses de 2021 somaram oito doadores efetivos, em 2022 já são 10, número que representa, até agora, um aumento de 25%.

Mesmo com o crescimento, o estado ainda tem 510 pessoas na fila aguardando por um órgão. São 302 à espera de uma córnea, cinco esperando um coração, 18 aguardam um fígado e 185 precisam de um rim.

Em relação ao número de transplantes realizados, foi verificado um crescimento de mais de 16%. Até março de 2021, o estado somou 49 cirurgias, contra 57 procedimentos já feitos neste ano, em pouco mais de dois meses.

A última doação de múltiplos órgãos registrada na Paraíba aconteceu na madrugada da quinta-feira (10), no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. O doador, um menino de nove anos, teve morte cerebral confirmada na noite da terça-feira (8). Ele foi vítima de engasgo e a doação de órgãos aconteceu com autorização familiar.

“Nunca é fácil tomar uma decisão numa hora de tanta dor, por isso o trabalho da Central é feito com muito respeito, responsabilidade e seriedade. Nosso intuito maior sempre é salvar vidas”, diz a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Carvalho.

O fígado foi para um paciente de 67 anos, morador do Rio de Janeiro, o rim esquerdo foi implantado em um menino de oito anos do estado de São Paulo, e o rim direito foi encaminhado para uma adolescente de 15 anos, do Rio Grande do Norte. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos.

A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma da Capital. A população pode entrar em contato com o serviço pelos telefones (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).

 

Fonte: Portal Correio 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist