Crianças devem ser imunizadas com a BCG

Written by on 1 de julho de 2021

O dia da vacina BCG é comemorado nesta quinta-feira (1º). O imunizante é responsável pela proteção contra a tuberculose em crianças com idade até cinco anos, e pode ser aplicado, de forma gratuita, em cinco postos de saúde da Prefeitura de João Pessoa, além do Instituto Cândida Vargas (ICV), Centro Municipal de Imunização, e policlínicas municipais de Mandacaru, Mangabeira e Cristo.

A coordenadora da unidade neonatal do ICV, em Jaguaribe, Juliana Soares, disse que a maternidade aplica em média 20 vacinas por dia, em crianças recém nascidas, de segunda a sábado. Os bebês que nascem aos domingos são agendados para tomar o imunizante na segunda-feira. “É um cuidado com a proteção das crianças, uma vacina muito importante, que protege contra a tuberculose e combate a mortalidade infantil”, alertou.

Por algum motivo os bebês recém nascidos que deixam de tomar o imunizante na maternidade, os pais podem procurar o Centro Municipal de Imunização, na Torre, e as policlínicas de Mandacaru, Mangabeira e Cristo. Além desse serviço, a Prefeitura também oferta o imunizante na rede particular, através de um profissional, que cumpre um cronograma nas maternidades, para a aplicação da BCG.

“É uma vacina segura e caracteriza-se por deixar uma pequena cicatriz no braço onde foi aplicada. Essa cicatriz aparece após uma reação que se inicia no local após aproximadamente duas semanas. É importante que os pais não se preocupem com a lesão que surge no braço, que, em muitos casos, lembra uma espinha”, explicou Juliana Soares, ressaltando ainda que o imunizante não é contra indicado para bebês prematuros ou com menos de 2kg.

 

Fonte: MaisPB


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist