Coronavírus: Pombal registra aumento em números de pessoas com síndromes gripais que já passam dos 110 casos

Written by on 28 de março de 2020

Assim como tantos outros municípios brasileiros, a cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba, ainda não disponibiliza de testes para o Covid 19 [Coronavírus], fato que preocupa as autoridades de saúde diante do crescente número de pessoas com síndromes gripais.

Em 24 horas houve um aumento de 27,6% de casos de pessoas com síndromes gripais. Até as 12 horas de sexta-feira (27/03/2020), o município contabilizava 87 casos (veja abaixo), já no boletim disponibilizado neste sábado (28/03/2020), os números chegaram a 111 casos, que estão sendo monitorados pelas equipes de saúde do Município e do Hospital Regional de Pombal (HRP).

Apesar do crescente número, as autoridades de saúde do município, encontram-se de ‘mãos atadas’, no sentido de diagnosticar ou confirmar casos do Covid 19 [Coronavírus], devido a falta de teste para a pandemia que vem causando a morte de pessoas em todo o mundo.

No município, diversas medidas foram adotadas para prevenir e evitar a propagação do Covid 19, dentre as quais: paralisação das aulas, fechamento do comércio, igrejas e repartições públicas, adiamento das festividades de 322 anos de fundação de Pombal, além do toque de recolher para que as pessoas fiquem em isolamento domiciliar no horário das 21 horas até as 05 horas do dia seguinte.

Em entrevista nesta sexta-feira (27/03/2020), o prefeito da cidade, Abmael de Sousa Lacerda “Dr. Verissinho”, alertou a população para importância de seguir as orientações das autoridades e em especial para os cuidados com a higiene pessoal, como por exemplo: lavar bem as mãos com água e sabão, dentre outros cuidados que se deve ter.

Verissinho frisou que foram disponibilizados R$ 81 mil para o município através do Governo Federal, para o enfrentamento ao Covid 19, além de ajudas financeiras destinadas pelo deputado Hugo Motta e pelo senador Veneziano Vital.

Conforme o gestor, o município não recebeu nenhum tipo de ajuda do Governo do Estado, no combate ao Covid 19, seja com recursos, com ajuda a população ou com incentivos ao comércio.

Para ajudar, tirar duvidas e esclarecer a população, a secretaria de saúde do município disponibilizou números de telefone da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e das Unidades Básicas de Saúde localizadas nos bairros da cidade (veja lista abaixo).

Henio Wanderley


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist