Com todos os leitos de UTI para tratamento da Covid-19 ocupados, CRM-PB constata colapso nos hospitais do Sertão da Paraíba

Written by on 19 de maio de 2021

Com todos os leitos de UTI para tratamento da Covid-19 ocupados, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) constatou durante fiscalizações, nessa terça-feira (18), o colapso nos hospitais do Sertão da Paraíba que são referência para o tratamento da covid-19. Segundo dados obtidos pelo Portal, as unidades de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó estão com todos os 75 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Nas enfermarias, dos 75 leitos instalados, 64 estão ocupados, restando onze leitos disponíveis. 
 
Mesmo com o aumento do número de leitos de UTI entre os meses de março e maio, passando de 61 para 75, os serviços de saúde referência no atendimento à covid-19 de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó estão sobrecarregados. Todos estão com ocupação de 100% nos leitos de UTI. O Hospital Regional de Piancó está trabalhando acima do limite. Com 7 leitos intensivos, há 8 pacientes internados. Na enfermaria a situação se repete: são 12 leitos de enfermaria instalados, porém há 16 pacientes internados.
 
De acordo com o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, o crescimento do número de casos de covid-19 e o aumento de internações em UTIs e enfermarias em todo o Estado já vem sendo acompanhado e “a situação é preocupante em todas as regiões, especialmente no Sertão, em que identificamos percentuais de 100% em todos os serviços de saúde. Infelizmente, estamos vivenciando uma situação de colapso da rede pública de saúde do Sertão”, destacou.
 
O levantamento do CRM-PB analisou cinco unidades de saúde referência Covid no Sertão paraibano. Os leitos de UTI registram os seguintes percentuais de ocupação: Hospital Regional de Patos 100%; Hospital Regional de Cajazeiras com 100%; UPA de Cajazeiras com 100%; Hospital Regional de Pombal com 100% e Hospital Regional de Piancó 114%.
 
Nas enfermarias, a situação é semelhante, com 91% de ocupação. Há dez vagas no Hospital de Patos e uma no de Cajazeiras, mas no de Piancó o número de pacientes internados é superior à sua capacidade. As ocupações de enfermaria estão com estes índices: Hospital Regional de Patos 70%; Hospital Regional de Cajazeiras 95%; UPA de Cajazeiras 100%; Hospital Regional de Pombal 100% e Hospital Regional de Piancó 133%.

 

Hospital Regional de Piancó 

UTI instalada = 7
UTI ocupada = 8
Ocupação UTI = 114%
Enfermaria instalada = 12
Enfermaria ocupada = 16
Ocupação Enfermaria = 133%

Hospital de Cajazeiras

UTI instalada = 21
UTI ocupada = 21
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 17
Enfermaria ocupada = 16
Ocupação Enfermaria = 94%

UPA de Cajazeiras 

UTI instalada = 5
UTI ocupada = 5
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 4
Enfermaria ocupada = 4
Ocupação Enfermaria = 100%

Hospital Regional de Pombal

UTI instalada = 10

UTI ocupada = 10
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 8
Enfermaria ocupada = 8
Ocupação Enfermaria = 100%

Hospital Regional de Patos 

UTI instalada = 32
UTI ocupada = 32
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 34
Enfermaria ocupada = 24
Ocupação Enfermaria = 70%

 

Fonte: ClickPB 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist