O papa Leão XIV canonizou Carlo Acutis, nesse domingo (7), no Vaticano, tornando-o o primeiro santo da geração millennial. A cerimônia marcou a primeira canonização presidida pelo pontífice desde que assumiu em maio.
A cerimônia ocorreu cinco meses após o adiamento inicial, previsto para 27 de abril devido à morte do papa Francisco. Francisco já havia citado Carlo como exemplo para a juventude, por unir fé, simplicidade e conexão com o mundo contemporâneo.
Carlo nasceu em Londres, em 1991, e cresceu em Milão, Itália. Desde cedo, fez a primeira comunhão, frequentava a missa diariamente e ajudava pessoas necessitadas, doando roupas e alimentos. Na adolescência, combinou engenharia da computação e fé para criar um site que mostrava milagres eucarísticos e aparições de Maria aprovadas pela Igreja Católica.
O Vaticano reconheceu dois milagres atribuídos a Carlo. Em 2013, em Campo Grande (MS), Brasil, o menino Matheus Vianna, de 3 anos, recuperou-se de uma doença pancreática grave ao tocar uma relíquia de Carlo. Em 2022, na Itália, a jovem Valéria Valverde, da Costa Rica, sobreviveu a um grave acidente de bicicleta após oração de sua mãe no túmulo de Carlo em Assis.
O Vaticano afirmou que Carlo Acutis mostra como jovens podem viver a fé de forma autêntica, unindo espiritualidade, caridade e tecnologia.
Resumo da notícia
- Carlo Acutis foi canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV no Vaticano.
-
Tornou-se o primeiro santo da geração millennial.
-
Nasceu em Londres, cresceu em Milão, e praticava caridade desde cedo.
-
Criou um site sobre milagres eucarísticos e aparições de Maria.
-
Dois milagres foram reconhecidos: curas de Matheus Vianna (Brasil) e Valéria Valverde (Costa Rica).
Fonte: Portal Paraíba.com.br