AO VIVO

Caravana da Rede Cuidar 2024 leva saúde e esperança à população do Sertão paraibano

A Caravana da Rede Cuidar 2024, promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), continua a levar esperança e cuidados especializados às famílias paraibanas. Na terça (2) e quarta-feira (3), a ação esteve em Princesa Isabel e Itaporanga, tendo realizado, até o terceiro dia, 1.193 atendimentos e procedimentos, abrangendo diversas especialidades. Desses atendimentos, 520 foram de enfermagem, 520 médicos e 153 odontológicos. Já em termos de diagnósticos por especialidade, foram registrados 99 pediátricos, 69 ginecológicos (GO), 34 ortopédicos e 29 cardiológicos.

Durante a passagem da Caravana, muitas histórias de gratidão e alívio estão sendo compartilhadas. Edicleia, uma das milhares beneficiadas, descobriu que sua filha Evelyn Sofia, de seis anos, tem um sopro no coração. “Eu nem sabia do problema que ela tinha, descobri com vocês da caravana. Foi mais fácil ter o acesso a tudo”, agradeceu Edicleia, destacando a importância do acesso fácil e rápido ao diagnóstico.

Da mesma forma, ainda em Princesa Isabel, Maria das Dores Barbosa da Silva encontrou na Caravana a ajuda necessária para o seu neto, Antônio, de sete anos. O pequeno quebrou o fêmur aos oito meses de idade e desde então precisa de acompanhamento anual. “Eu estou sendo bem recebida, com o meu neto aqui. Não precisou mais ir com ele para João Pessoa. A viagem é muito cansativa”, relatou Maria, elogiando a proximidade do atendimento proporcionado pela Caravana.

A jornada seguiu para Itaporanga, onde mais histórias de realizações foram compartilhadas. Kessia Nascimento, mãe de João, um menino de dois anos com dificuldades motoras, expressou seu alívio ao conseguir atendimento especializado: “A equipe é maravilhosa. Aqui, encontramos todos os especialistas que precisamos de forma mais ágil do que se fôssemos esperar pelo SUS.”

Além dos atendimentos médicos, foram proporcionados momentos de lazer para as crianças, garantindo que, enquanto recebem cuidados de saúde, possam se divertir e aproveitar o dia, criando um ambiente ainda mais acolhedor.

A Caravana da Rede Cuidar também oferece capacitações para os profissionais locais, abordando temas como “Reanimação Neonatal para Profissionais não Médicos nas Maternidades da Região” e “Identificação e Captação Precoce da Endometriose na Atenção Básica”. Essa iniciativa não apenas melhora o atendimento imediato, mas também fortalece a capacidade de resposta das equipes de saúde locais.

Até o dia 13 de julho, a Caravana da Rede Cuidar terá percorrido 13 municípios paraibanos. Os próximos atendimentos acontecerão em Cajazeiras (04/07), Sousa (05/07), Catolé do Rocha (06/07), Pombal (07/07), Patos (08/07), Taperoá (09/07), Picuí (10/07), Guarabira (11/07), Itabaiana (12/07) e Mamanguape (13/07). A ação mobiliza 100 profissionais, sendo 80 da Caravana e 20 locais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e odontólogos, com a maioria dos profissionais atuando de forma voluntária.

A Rede Cuidar Paraíba é um serviço permanente de Telemedicina oferecido pelo Governo do Estado, que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado remoto e/ou presencial; apoio ao transporte seguro, quando necessário; monitoramento e rastreamento de pacientes, na rede de assistência à saúde de média e alta complexidade da Paraíba, para especialidades de Perinatologia, Obstetrícia e Cardiopediatria. Anualmente são realizadas caravanas oferecendo assistência nas diversas regiões da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Contato

departamento comercial

(83) 99891 - 1069
(83) 99979 - 7945

Sobre nós

Em 3 de Abril de 1982, um sabado á tarde, foi inaugurada em Pombal – PB foi inalgura a primeira estação de radiofusão convencional…

Veja completo