Os deputados estaduais Branco Mendes e Adriano Galdino, ambos do Republicanos, foram escolhidos pelos integrantes da sigla para disputar, respectivamente, o primeiro e segundo biênio da Assembleia Legislativa da Paraíba nas eleições que ocorrerão em fevereiro de 2023. Conforme apurou o ClickPB, a decisão foi tomada nesse domingo (04). No fim do mês passado, o presidente do partido no estado, Hugo Motta emitiu uma nota sobre a importância da união na sigla.
“Com oito deputados estaduais eleitos, o Republicanos deve seguir unido para trabalhar firme e forte na defesa dos interesses do povo paraibano, com agenda programática que vise o desenvolvimento do estado e o bem-estar social” dizia trecho do material.
O Republicanos é o partido com maior número de cadeiras na assembleia e grande parte dos debates internos ocorriam para eleição do primeiro biênio. Nos últimos meses, além de Branco Mendes, outros nomes foram citados como possíveis candidatos, a exemplo de Wilson Filho.
Sobre a eleição do segundo biênio, recentemente foi divulgado, durante o programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, que Adriano Galdino teria uma lista com 27 apoiadores, ou seja, a grande maioria da casa legislativa, que tem 36 cadeiras.
Quem é Branco Mendes
Natural de Aguiar, sertão paraibano, Ataíde Mendes Predosa, o ‘Branco Mendes’, foi vereador e presidente da Câmara em Alhandra, Litoral Sul do estado, onde também foi prefeito por oito anos. Em 2010 foi eleito deputado estadual pelo antigo DEM. Em 2020 tentou retornar a prefeitura de Alhandra, mas não obteve êxito. Em 2022, foi reeleito deputado estadual com 31.202 votos. Ele é formado em administração de empresas.
Quem é Adriano Galdino
Adriano Cezar Galdino de Araújo tem 62 anos e iniciou a carreira política no fim da década de 1980, quando foi eleito vereador em seu município natal, Pocinhos. Na mesma cidade foi prefeito na década de 90, e voltou à prefeitura em 2000 onde permaneceu até 2008. Formado em Engenharia e Direito, foi eleito deputado pela primeira vez em 2010. Galdino atualmente é presidente da AL.
Fonte: ClickPB