O interesse de busca no Brasil por ofertas da Black Friday cresceu mais de 300% nas últimas 24 horas, segundo dados do Google Trends. Com ofertas em todo o varejo brasileiro desde o início do mês de novembro, a Black Friday acontece oficialmente nesta sexta-feira (29).
Onde surgiu e por que o nome é ‘Black Friday’
Originalmente, a data começou nos Estados Unidos, como um dia de grandes promoções no varejo, marcando o início da temporada de compras para o Natal. Durante a Black Friday, lojas físicas e online oferecem descontos significativos em uma ampla variedade de produtos, como eletrônicos, roupas, eletrodomésticos, entre outras categorias.
A origem do nome tem diversas teorias e a data só passou a ser reconhecida no início dos anos 2000. O termo surgiu pela primeira vez no século XIX, quando dois comerciantes planejaram uma forma de controle das ações de ouro nos EUA.
Eles teriam comprado as ações, provocado uma disparada nos preços e, com isso, acabaram enriquecendo, mas o governo agiu para controlar a situação. A manobra ficou conhecida como “Black Friday” devido à rápida desvalorização que provocou.
Já nos anos 1950, o termo voltou a ser usado por uma revista para descrever o dia seguinte, a noite de Ação de Graças, nos EUA. Segundo eles, os trabalhadores agiam no dia seguinte à Ação de Graças como se estivessem contaminados pela peste-negra (black death, em inglês) e, por isso, o termo “Black Friday”.
Há ainda a possibilidade de que a origem do nome tenha se dado na Filadélfia, devido ao trânsito registrado na sexta após o feriado de Ação de Graças.
Interesse por produtos na ‘Black Friday’
Conforme dados do Google Trends, os brasileiros têm buscado por produtos em oferta relacionando o termo “Black Friday” em suas pesquisas. Nas últimas 24 horas, há interesse de busca por celulares, eletrodomésticos, Playstation 5 e ar condicionado.
Ainda conforme a busca no Google, a categoria de produto com maior interesse de compra no Brasil desde esta segunda-feira (25) é celular, seguido pela categoria de móveis, construção, vestuário e calçados.
Com a proximidade da data, o interesse de busca do brasileiro pelo termo “Black Friday” no Google aumenta. Nessa época, as lojas começam a aplicar descontos em seus produtos.
Qual o melhor horário para comprar na Black Friday?
Os descontos da Black Friday costumam ser aplicados desde os primeiros dias do mês de novembro, mas é na última sexta-feira deste mês que as lojas e ecommerce costumam aplicar as maiores porcentagens em seus produtos.
Nas buscas relacionadas ao termo, os usuários costumam incluir o produto que têm interesse em comprar ou a marca que buscam o desconto. Frases como “quando inicia a Black Friday” e “quando é a black friday 2025 no Brasil” também são pesquisadas pelos brasileiros.
Desde 30 de outubro, o Procon de São Paulo monitora as ofertas da Black Friday em sites de comércio eletrônico para evitar fraudes aos consumidores e violações ao Código de Defesa do Consumidor. A entidade já recebeu mais de mil reclamações de ofertas relacionadas à data.
Em lojas online, a virada da quinta-feira para a sexta costuma apresentar as melhores e maiores ofertas. Já nas lojas físicas, costumava existir a tradição dos clientes aguardarem a abertura do comércio para aproveitar os melhores preços da data.
Quais são as formas de pagamento mais usadas na Black Friday?
Conforme uma pesquisa realizada pelo Google, 62% dos brasileiros consultados querem pagar suas compras da Black Friday com o Pix. Outros 53% usarão o cartão de crédito para parcelar as compras e 37% pretendem comprar no cartão e pagar à vista.
Dos entrevistados, 32% usam o cartão de débito e 27% afirmaram que usarão dinheiro em espécie.
Black Band: live com descontos exclusivos
Hoje, às 21h15, a Bandshop realizará a primeira live especial de Black Friday com ofertas exclusivas.
Com apresentação de Carol Cherulli, a transmissão trará muitas dicas, receitas e, claro, muitos descontos e cupons. Assista a Black Band partir das 21h15.
Fonte: BAND/UOL
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)