“Autorização não permite que sejam vendidas”, diz secretário sobre distribuição das vacinas contra a covid-19 em farmácias

Written by on 15 de dezembro de 2020

O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, afirmou em entrevista que o Estado já possui um plano de vacinação pronto e está apenas aguardando a compra da vacina pelo Governo Federal. Ele alertou, também que após a liberação de vacinas contra a covid-19, pela Anvisa, a prioridade do SUS é envia-las aos estados para as campanhas de vacinação, sem permitir portanto que essa seja, entrega a rede privada.

“A autorização não permite que sejam vendidas por empresas”, disse o secretário, Daniel Beltrammi, destacando que, a rede privada não poderá comercializar o produto. Daniel disse, porém, que nem toda a população poderá vacinada a princípio e a cobertura completa da Paraíba só deve ocorrer em 2022.

De acordo com Daniel Beltrammi é impossível vacinar toda a população brasileira já em 2021. Ele ressaltou ainda que, até o momento, apenas um fabricante solicitou registro de vacina junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

”A Paraíba já está preparada”, disse ele, ressaltando que a Secretaria de Saúde já possui um plano que inclui os insumos necessários para a vacinação, a conservação e a distribuição da vacina.

O secretário destacou que, mesmo com o início da vacinação, o distanciamento social e o uso de máscaras são práticas que não podem ser suspensas. ”Vacina não é salvo-conduto”, afirmou. Ele disse ainda que pelo que a ciência descobriu até o momento sobre a doença, o uso de máscaras e o distanciamento são as melhores formas de se proteger.

 

Fonte: PBAgora


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist