Lula recebeu dinheiro em espécie da Odebrecht, diz Palocci em delação

Written by on 19 de janeiro de 2019

Em delação premiada, o ex-ministro Antônio Palocci disse ter entregue dinheiro em espécie de propina paga pela Odebrecht ao ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a delação, Lula pedia a Palocci que não comentasse com ninguém a respeito do assunto. Palocci afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff, também do PT, soube dos pagamentos da Andrade Gutierrez ao MDB enquanto ainda era candidata e autorizou que continuassem. Dilma, entretanto, teria negado que fossem realizados repasses ao Partidos dos Trabalhadores.

As informações são do G1.

De acordo com o portal, as informações estão em 1 termo da 1ª delação fechada por Palocci com a Polícia Federal, em Curitiba, durante depoimento prestado em 13 de abril de 2018. A delação foi homologada pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) em junho do ano passado. O depoimento foi anexado quinta-feira (17/01) ao inquérito sobre a Usina de Belo Monte, que tramita em sigilo.

Nos depoimentos, Palocci diz ter repassado dinheiro a Lula em caixas de celular e de uísque. Segundo Palocci, motoristas do ex-presidente serviriam de testemunhas para os repasses.

Em nota, a defesa do ex-presidente Lula disse que as histórias foram plantadas e que o Ministério Público deveria analisar “outros motoristas e outros sigilos”, em uma possível referência ao motorista do filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro. O senador eleito usou sua prerrogativa de foro privilegiado para pedir que o caso fosse analisado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Ainda em nota, a defesa de Lula afirmou que não há provas contra o ex-presidente. “A Lava Jato tem quase 200 delatores beneficiados por reduções de pena. Para todos perguntaram do ex-presidente Lula”, diz a nota. “Nenhum apresentou prova nenhuma contra o ex-presidente ou disse ter entregue dinheiro para ele.”

A defesa afirma que Palocci conseguiu fechar seu acordo de delação com o Ministério Público “inventando histórias sobre Lula”. “O que sobra são historinhas para gerar manchetes caluniosas.”

Fonte: Poder 360


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist