Coronavírus não deve interromper tratamento contra câncer

Written by on 27 de março de 2020

Coronavírus

Com o atual panorama na saúde mundial, devido ao surto do novo coronavírus, uma enxurrada de notícias são divulgadas, concentrando as atenções apenas no combate ao Covid-19. Porém, aqueles pacientes que necessitam de cuidados para outras doenças não podem interromper o tratamento.

Um exemplo disso é o tratamento contra o câncer. De acordo com o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, os tratamentos não devem ser interrompidos. “Salvo alguns casos, que devem ser avaliados pelos médicos responsáveis pelos pacientes. O risco do câncer progredir, ou a pessoa vir a falecer de um câncer é bem maior do que o paciente falecer pelo novo Coronavírus. O paciente que tem câncer deve se preocupar com o tratamento oncológico”, esclarece Mello.

Isolamento

Entre outras recomendações, o especialista aconselha que as pessoas com qualquer sintoma de gripe, e que tiverem contato com terceiros na mesma condição ou com diagnóstico confirmado de Covid-19, devem evitar, ao máximo, aproximar-se de pacientes com câncer.

“Aqueles que têm diagnóstico de câncer e estão em tratamento, embora sem uma recomendação anterior, tenho orientado aos meus pacientes que utilizem máscaras para evitar o contágio ou, em alguns casos, consultadas por telemedicina”, diz.

Ele lembra que os familiares desses pacientes também precisam utilizar máscaras, porque eles podem estar com o vírus e não apresentar sintomas, além de outros cuidados recomendados.

Consultas mantidas

O especialista reforça que os pacientes em processo de diagnóstico do câncer não devem adiar as consultas. Ele lembra que o tratamento curativo do tumor ocorre na fase inicial da doença. “Se você tem um paciente aguardando um diagnóstico ou uma cirurgia de câncer, e adia até mesmo a quimioterapia, ele está dando margem para o câncer progredir e perde a chance de curabilidade”, esclarece Mello.

 

 

Portal Correio


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Current track

Title

Artist